13.12.12

Poupanças - Manias - Gostos


Já antes ficara estabelecido que sou um rústico e isso é coisa clara. O que daí pode vir de bom, também é claro para mim, trata-se dos pratos regionais, da cozinha do dia-a-dia, com invasões por terras estrangeiras sempre que calha e fazendo cruzes canhoto a essa coisa da fusão, que foi uma boa ideia apenas durante os séculos em que se praticava sem querer.

Gosto de reciclar os restos, gosto de sabores fortes, do sal, da malagueta e tenho uma paixão por orégãos secos. Gosto de cominhos. Gosto de nam-pla(molho de peixe). Gosto de berbigão e toucinho.

Muitas vezes cozinho num dia a pensar no que vou fazer com as sobras e outras vezes a preguiça leva-me a olhar para o fundo do frigorífico para me alimentar.

Na segunda o meu filho telefonou-me perguntando por um prato de bacalhau que não fosse ao forno, e a primeira coisa que lhe disse foi bacalhau à Brás. Na verdade eu prefiro a meia desfeita, mas quando me lembrei disso já o Brás estava decidido e assim ficou.

Para o Brás não há história, apenas productos bons e algum cuidado.

Escaldei o bacalhau numa água com louro, alho e sal. Limpei as espinhas e guardei o peixe
Numa frigideira com azeite, refoguei 1 cebola às rodas, com 1 dente de alho, juntei louro, sal, pimenta (o rapaz a cada 2 minutos perguntava se podia bater os ovos e eu trava as suas intenções - batem-se antes de juntar!)
Depois de alourada a cebola, juntei o bacalhau e mais azeite. Envolvi bem, juntei as batatas palha - de pacote, pois era isso que o aprendiz iria usar em sua casa ao repetir o petisco.
Agora podes bater os ovos, disse eu, e assim foi. Ovos batidos, um pouco de pimenta, a salsa da ordem e tudo para a frigideira, para envolver o que lá aguardava, sem deixar secar os ovos.
Antes de servir juntei azeitonas pretas e corrigi o sal.
Comeu-se com alguma alegria.
Mas...
As espinhas voltaram para a panela onde escaldara o bacalhau. Para aí foi também um dente de alho e puxei-lhe o lume para ferver um pouco e tirar das espinhas o que lá houvesse.

Essa caldinho seria para o meu almoço do dia seguinte.